sábado, 24 de novembro de 2012

Amizade



    Cada uma possui sua essência no olhar, cada uma possui a diferença no andar, falar e sorrir. Cada uma se constitui como seres em busca do desconhecido, no descobrimento do que existe de real e o que é irreal para obter o papel seguro da certeza.
      A diversidade te permite conhecer pessoas que tem muito o que te acrescentar, independente da sua forma de encarar a vida, é preciso praticar, abrir os braços e aceitar a amizade das perfeições e imperfeições, o Outro. Compreender que o significado do Outro entrar na sua vida não é necessariamente mero acaso, é o destino unindo corações com as mesmas intenções. Vocês são especiais nas suas diferenças na beleza existente.





Por Laura Antunes

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Já faz algum tempo que vi esse vídeo fofíssimo pela televisão e internet.




Dois pequenos amigos (Elliot e Bowie) que experimentam o primeiro beijo. E essa é uma das questões que abordamos no curso de Pedagogia: O despertar da sexualidade infantil.

Ao constatar que não é o centro das atenções, a criança sente certo abalo em seu "reinado", mas também percebe que a sensação boa de se relacionar pode ser estendida para além da figura da mãe. Inicialmente, ela se volta para outros membros do contexto familiar e, em seguida, depois do primeiro ano de vida, para fora dele. "Essas relações dão uma referência à criança sobre sua própria identidade. Interagindo com amigos, ela percebe a si mesma", diz Maria Helena Vilela, educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan, em São Paulo.


Por Letícia Soares

Permita-se rir e conhecer outros corações. Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros, aprenda a viver sua própria vida...

Mario Quintana

Antropologia


Como você enxerga o Outro?







     A Antropologia é o estudo do Homem como ser biológico, social e cultural.

    O nosso Blog tem como objetivo abordar esses temas de forma leve e acessível, 

refinado nossa visão do Outro, da escuta do Outro e do convívio com o Outro. 



     A idéia é socializar e questionar conceitos pré-existentes, deixando o espaço aberto

para novas opiniões e sugestões e críticas. 


    Agradecemos a todos que contribuírem para a construção desse blog e de nossa

 
maturidade no processo de entender e aceitar o Outro em suas diferenças.






Por Dalana Almeida

Incluir


A Inclusão na Educação Infantil


A educação inclusiva assume as funções: social, cultural e política, garantindo dessa forma, além das necessidades básicas (afetivas, físicas e cognitivas) essenciais ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, a construção do conhecimento de forma significativa, por meio das interações que estabelece com o meio. Assim, a escola promove a oportunidade de forma aberta, flexível e acolhedora.

Os benefícios da educação inclusiva são recíprocos. A criança tem o estímulo de superar o desafio da execução das tarefas comuns, e o aluno sem deficiências aprende a aceitar o diferente e entender que nem sempre é estranho, é apenas uma pessoa com necessidades diferentes de si mesmo. Incluir é indispensável, principalmente para melhorar as condições da educação, de modo que na escola possam formar futuros cidadãos mais preparados para viver a vida na sua totalidade, livremente, sem preconceitos e sem barreiras. Não podemos atenuar a situação, devemos buscar soluções, e se não podemos mudar o mundo, pelo menos todos que estão a nossa volta, tentaremos ensiná-los e educá-los.
É necessário compreender que a inclusão consiste em reverter a forma de pensar nestas crianças como os diferentes, e mostrar que a responsabilidade de incluir é de todos nós, membros da comunidade destas crianças.



Por Bruna Vieira

Leitura do dia


O LIVRO NEGRO DAS CORES



de Rosana Faría e Menena Cottin




Publicado em vários idiomas e premiado em diversos países, chega ao Brasil pela Pallas Editora, O Livro Negro das Cores.De autoria das artistas venezuelanas Menena Cottin (escritora) e Rosana Faría (ilustradora), O Livro Negro das Cores é uma experiência de leitura. Pelas mãos de Tomás (a personagem principal dessa história) somos levados a conhecer o mundo através dos cheiros, sabores e sons.

O texto branco em páginas negras, com a tradução em Braille e na página oposta, também negra, as imagens sugeridas pelo texto impressas em verniz, convidando o leitor a tocá-las e a perceber um novo e fascinante universo.

Ilustrações em relevo nos permitem experimentar várias texturas e nos desafia a recriar as cores, a pensar no cheiro, no som ou no sabor que cada uma delas pode ter. Um livro que nos lembra que há sempre mais do que vemos e que devemos sempre estar atentos para redescobrir a beleza oferecida por todos os nossos sentidos.

O livro além de tudo, é um convite à diversidade.


Por Natália Novaes

Bem Vindos, Welcome, Bienvenue!

 Iniciamos nossa primeira postagem, nada mais que sutilmente mostrando a realidade em que vivemos e temos a concepção não por sermos estudantes de Pedagogia, mas somos também mulheres, seres humanos, indivíduos, pessoas, inseridos neste contexto social moderno e diverso. 

"A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de indivíduos diferentes numa cidade, num país, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo. "

ONU do Brasil


Lenine - Diversidade




Por Karin Stofel