A Inclusão na Educação Infantil
A educação inclusiva assume as funções: social, cultural e política, garantindo dessa forma, além das necessidades básicas (afetivas, físicas e cognitivas) essenciais ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, a construção do conhecimento de forma significativa, por meio das interações que estabelece com o meio. Assim, a escola promove a oportunidade de forma aberta, flexível e acolhedora.
Os benefícios da educação inclusiva são recíprocos. A criança tem o estímulo de superar o desafio da execução das tarefas comuns, e o aluno sem deficiências aprende a aceitar o diferente e entender que nem sempre é estranho, é apenas uma pessoa com necessidades diferentes de si mesmo. Incluir é indispensável, principalmente para melhorar as condições da educação, de modo que na escola possam formar futuros cidadãos mais preparados para viver a vida na sua totalidade, livremente, sem preconceitos e sem barreiras. Não podemos atenuar a situação, devemos buscar soluções, e se não podemos mudar o mundo, pelo menos todos que estão a nossa volta, tentaremos ensiná-los e educá-los.
É necessário compreender que a inclusão consiste em reverter a forma de pensar nestas crianças como os diferentes, e mostrar que a responsabilidade de incluir é de todos nós, membros da comunidade destas crianças.
Por Bruna Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário